quinta-feira, 21 de março de 2013

OFICINA COM EDUCADORES: LETRAMENTO LITERÁRIO

20/03/2013

Ocorreu uma Oficina Pedagógica sobre a temática "Letramento Literário" na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Jonathas Pontes Athias, numa iniciativa dos professores: Eliene Neres (Língua Portuguesa/Lietratura/Artes), Reginaldo Santiago (Letras/UFPA) e Sandra Brandão (coordenadora pedagógica). O evento faz parte de um projeto maior que objetiva inserir nas aulas de literatura da escola, bem como, nas demais disciplinas e áreas do conhecimento, o hábito e a vontade de conhecer as obras de autores regionais, valorizando assim, a  cultura local.
A ideia é fazer um chamado aos educadores a se sensibilizarem com a necessidade de nossos jovens tornarem-se, de fato, leitores. Uma vez que sabemos que a leitura permite ao homem tornar-se sujeito de uma de maneira crítica e participativa. Esta é a função social da literatura, além, claro, de promover ao homem uma condição mais humanizadora.
A Oficina realizada na escola foi um grande sucesso, houve uma interação muito boa por parte do grupo de educadores presentes. Nossos professores foram um público muito especial, ouviram, emitiram opiniões, produziram poemas e tudo!
Temos que fazer um agradecimento especial às professoras Patrícia Romano (UFPA) e Francisca Cerqueira (SEDUC) que participaram de nossa oficina, inclusive a profª Francisca nos deu a satisfação de ler um poema seu ao final do encontro.

Obrigada a todos que participaram!
Professora Eliene Neres faz a abertura com o poema "O OPERÁRIO EM CONSTRUÇÃO"  de Vicícius de Moraes

Antonia Lima (orientadora educacional) lê o resumoda História das Mil e uma Noites
Sandra Brandão (coordenadora pedagógica) explanação sobre a historia da livro e das biblitocas, com base na obra de Roger Chartier
Professore Markinhos (historia), Vladir (sociologia) e Elton (geografia)
Professor Reginal Santiago faz análise sobre a questão da literatura do ensino médio
Professora Patrícia Romano (Faculdade de Letras da UFPA/MArabá)
Professores Evandro (matemática), Jairo (Ingles) e Paulo (Língua Portuguesa e Lietratura)

Professores de Ed. Física: Francisco e Bel



Professora Francisca Cerqueira (AEE) e Maria José, nossa Secretária

Nenhum comentário: