As arrumações de alunos e
professores iniciaram ainda no período da tarde, às 15 horas já se encontravam
na escola, imaginem só a animação!... de fato, a semana cultural criou uma
certa magia boa no ar, pois vi os alunos contagiados por uma energia ímpar,
todos querendo mostrar um trabalho bonito, fazer uma apresentação legal...
Às 19 horas o público começou a
chegar, na verdade, nossos ilustres alunos, pois a dinâmica é a seguinte: a
cada dia, ficou dividido em turmas para organizarem e exporem seus projetos, de
forma que, num dia o aluno apresenta, no outro ele é espectador.
Jefter (1º ano A) |
Assim, começamos a nossa
programação da noite com a apresentação de um vídeo motivacional de Tony
Melendes, um músico que não tem braços e toca com os pés. Em seguida houve a demonstração
do projeto coordenado pelo professor Valdir Araújo: “Música como instrumento de
protesto”; onde houve uma explanação do aluno Jefter (1º ano A) sobre o meio
ambiente e todo o contexto histórico da degradação que vimos hoje, enfatizou ainda
a luta do ambientalista Chico Mendes. Após, os alunos cantaram uma música “Xote
ecológico”, em coro, ficou lindo demais!! Ah, e enquanto os alunos cantavam, ao
fundo ia passando as imagens do meio ambiente em um vídeo produzido pela
turma.
Alunos do 1º ano A - "Xote ecológico" |
A segunda apresentação ficou por
conta da professora Eliene Neres (língua portuguesa e artes), a qual,
juntamente com o professor Reginaldo (acadêmico de Letras/UFPA), desenvolveu um
projeto chamado “Imagem e Texto”. Neste trabalho os professores acompanharam os
alunos em diversos pontos da cidade e no evento religioso ocorrido em outubro
no município, Círio de Nazaré, sendo que a idéia foi a de captar muitas e
diversificadas imagens para criar um vídeo, editá-lo, criar um texto para o
mesmo, tornando-o um filme. Este projeto foi de grande relevância para a
escola, uma vez que se tenta criar estratégias de utilizar o celular de uma
maneira produtiva dentro de sala de aula, não como inimigo do aprendizado.
Parabéns aos professores e alunos! Quero ressaltar aqui o empenho da aluna
Silvana do 2º A, pois a mesma está sempre disposta a participar e colaborar com
os projetos, obrigada!
Professora Eliene Neres apresentando seu projeto |
Tivemos uma apresentação dos
alunos (1º D) Túlio e Bruno que protagonizaram dois amantes do samba,
dramatizando um diálogo sobre a história do samba, havendo a participação do
professor Evandro (matemática). Os alunos, em meio ao diálogo, chamam duas
alunas para sambar, ambas devidamente caracterizadas de “globeleza”, ficou
chick demais!! Amei!!! Arrasaram!!! O projeto também foi coordenado pela
professora Eliene Neres.
Bruno e Túlio (1º ano D) |
Os alunos dos 3ºs anos
capricharam nos stands, homenagearam Jorge Amado. Fizeram um poema a partir de
uma obra do escritor “Menino Grapiúna”. Mas o mais interessante, engraçado e
criativo foi o projeto dos alunos do 3º ano C, que dramatizaram a obra “A morte, e a morte
de Quincas Berro d’água”, foi hilário! Os meninos deram um show!!!
O professor Silvio (matemática) preparou um grande painel com pinturas sobre a consciência negra, todas feitas pelos alunos ao longo do último semestre. Que telas interessantes e bonitas!! O que mais chamou a atenção neste trabalho foram os dados estatísticos trazidos pelo professor e alunos dos 3ºs acerca dos homicídios contra negros no Brasil e mostrou que hoje há um programa chamado “Juventude Viva” do governo federal para minimizar este índice alarmante.
Outra atração da noite foi o
stand preparado pelos alunos do 1º D com telas reproduzidas pelos alunos dos
artistas: Tarsila do Amaral, Anita Cavalcante e Lasar Segal, todos modernistas,
que foi devidamente trabalhado em sala de aula nos últimos meses. Ficou
maravilhoso o trabalho! Parabéns aos alunos e à professora!
Houve muitas outras atrações:
dança do ventre (aluna Lucileyde do 3º A); Rayelle e Franciele (1º ano C) que
cantaram uma composição própria. A Rayele fez uma surpresa para o Bruno (1º D) e
leu um poema do mesmo. Lindo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário