sábado, 20 de abril de 2013

OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DE MARABÁ - OMAN - 4ª edição em 2013

Como ocorre todos os anos, a Faculdade de Matemática do Campus Universitário de Marabá - UFPA, realiza o projeto OMAN, onde são realizadas atividades pedagógicas com os alunos tanto do fundamental como do ensino médio, voltadas para a ampliação do conhecimento dos mesmos com relação à matemática, sendo que o foco principal é conseguir atingir um melhor desempenho destes estudantes durante a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP, que este ano de 2013 encontra-se em sua 9ª edição.
A OMAN é coordenada pelas docentes da UFPA, faculdade de Matemática, Elizabeth Rego Sabino e Margareth Delaia, as quais acompanham o desenvolvimento das aulas/projetos realizadas pelos estagiários da referida faculdade. Esta iniciativa, que já existe há quatro anos, vem tomando corpo e força ao longo deste período, pois tem apresentado bons resultados junto ao alunado em geral. Percebemos que a cada ano, aumenta o interesse destes jovens pelo projeto, uma vez que estão mais atentos e preocupados com os exames nacionais que avaliam o rendimento escolar, assim, a OMAN só contribui com o trabalho realizado nas escolas como um todo.
O processo de execução funciona da seguinte maneira: os alunos têm aulas específicas sobre as questões e conteúdos da OMAN, realizam prova, isto se repete, já que são duas fases durante o ano.
Agradecemos aqui pela parceria estabelecida e firmada com a Faculdade de Matemática - UFPA/Marabá representada pelas professoras Elizabeth e Margareth, bem como, aos acadêmicos que passaram e passam pela escola deixando uma importante contribuição com a educação que almejamos oferecer aos nossos educados.






quinta-feira, 11 de abril de 2013

Matéria do jornal Opinião - edição de 11 e 12 abril de 2013

A matéria


A LITERATURA REGIONAL EM CONTEXTO ESCOLAR
A Escola Estadual de Ensino Médio Professor Jonathas Pontes Athias vem desenvolvendo um projeto intitulado “A Literatura Regional em Contexto Escolar” desde o ano de 2012, colocando em foco as obras de autores regionais, sobretudo, marabaenses. Numa primeira etapa, o referido projeto constou em levar ao conhecimento do alunado a existência da Academia de Letras do Sul e Sudeste do Pará: os educandos, sob a orientação dos professores Markinhos Leal e Elton Jean Peixoto, naquela ocasião, foram incentivados a realizar pesquisa acerca da biografia dos acadêmicos, inclusive, durante a Semana Cultural da escola (10 a 14/12/2012) foi realizada uma homenagem a estes escritores, com banners, leitura de textos dos livros destes autores, enfim, foi um momento de “encontro” entre os alunos e os membros da ALSSP, estiveram presentes na cerimônia de homenagem da semana cultural: Noé Von Atzingen, Airton Sousa, Eduardo Castro e Markinhos Leal.

O projeto em 2013
No ano de 2013, o projeto conta com uma significativa parceria do acadêmico de Letras, professor Reginaldo Santiago, o qual, juntamente com a professora de Língua Portuguesa e Literatura, Eliene Neres e a coordenadora pedagógica da escola, Sandra Brandão, deu uma nova “roupagem” à proposta inicial. Assim, foram realizadas duas oficinas pedagógicas: uma com educadores, objetivando sensibilizá-los para a necessidade de inserção da literatura regional no currículo, como forma de valorização da cultura local; a segunda oficina, para os alunos, teve a seguinte sistematização: música regional (voz e violão com Markinhos Leal), dinâmica de “despertamento” do interesse em ler a obra a partir de seu título e sua capa (exposição das capas dos livros em painel, os alunos tiveram que escrever em fichas suas impressões acerca do que estavam visualizando), dramatizações das lendas marabaenses, apresentações de vídeos.
O “Grande Encontro”
No dia 05 de abril de 2013, a escola organizou um encontro literário na Biblioteca Pública Municipal, Praça São Félix, no período da manhã. Estavam presentes: alunos da escola, educadores  e equipe gestora, recepcionando os escritores convidados: Abílio Pacheco, Airton Souza, Vânia Ribeiro de Andrade, Francisca Cerqueira, Markinhos Leal. Foi um momento de encantamento, música de boa qualidade, conversa informal, lançamento de livros (Ao marulhar do Tocantins e “em despropósito” (mixórdia),  de Abílio Pacheco). Os alunos ficaram maravilhados de estarem tendo uma oportunidade ímpar em suas vidas, os mesmos recitaram poemas dos autores presentes e também de outros que não puderam comparecer. Houve também um delicioso Coffee Break. O resultado foi muito positivo, surtiu o feito desejado pela equipe coordenadora do projeto: despertou, de fato, o interesse dos educandos em conhecer as obras literárias.


Continuidade do Projeto
Daremos continuidade ao projeto, nesta fase atual, os alunos lerão algumas obras e sistematizarão os conhecimentos adquiridos num Sarau, a ser realizado em junho de 2013 na própria escola, contando com a presença dos acadêmicos da ALSSP.
Resultados Já Observados
Os alunos estão muito empolgados em ler os livros;
A escola adquiriu um acervo bibliográfico regional;
Os educadores estão motivados em desenvolver o projeto.

Equipe coordenadora do projeto:
Eliene Neres
Reginaldo Santiago
Sandra Brandão

Colaboradores:
Antonia Lima
Valdir Araújo


quarta-feira, 10 de abril de 2013

O operário em desconstrução




Airton Souza
Operário fragmentando a labuta diária
espremendo a massa de um lado a outro
rebolando o objeto como que em dança
degustando o sol abaforido
não há tempo para reclamações
o cimento pode pedrejar
suor descendo salgado sem vitamina
o mundo segue aos seus pés
acima, o céu parece esperar calmamente
pela sua alma
abaixo, são outros homens
gabando-se da liberdade
rumando com sorrisos falsificados
a indústria capitalista os esperam
não como céu, calmo
são compromissos de horas exatas
enquanto o arroz e o  feijão esfria
mesmo estando em sombra a marmita
coração pulsando desassossegado
dúvidas em não saber a verdade
já se alimentaram os seus filhos?
é preciso continuar o trabalho
ainda vai demorar cair a tarde
a noite é sonho apenas
que ainda não pode ser sonhado por inteiro
sonha-se a prestações
é preciso continuar o trabalho
pausa rápida para a comilança
que desce friamente
rumando para o estômago
retorno breve para dar vida a construção
colher e prumo na mão
cavalete, maquita, enxada...
sobe a escada o operário
não vê o fio elétrico que o chama
chão o espera como a cama eterna
Cai sem as batidas do coração
Não retornará para a casa vivo o operário
São lembranças vagas os seus sorrisos
Gravadas em imagens fotográficas para sempre.

(Airton Souza de Oliveira. O cair das horas. Editora Scortecci, 2011)

terça-feira, 9 de abril de 2013

Poema de Francisca Cerqueira

 
Francisca Cerqueira e sua amiga Maria José


Poema de Francisca Maria Cerqueira da Silva

 

TRAGÉDIA

Na noite fugidia,
Silenciosamente vultos
Espreitando-se pelas sombras;
O medo me deixa inerte...
Os passos são conhecidos...
Profusão de sentimentos,
Sonhos não realizados...
Desejos não alcançados...
O êxtase na noite quente
Foi pouco e será nada...
Abraços, beijos ardentes
Antes que seja já tarde.
Urge aproveitar
A efêmera beleza.
Os passos aproximam-se
Silenciosos,
Deixando suas marcas
A cada noite,
Mas em pleno dia
Também estão presentes,
A cada hora
Agem impenitentes,
Arquejando
Na ânsia do encontro.
Não há fuga, Não há esconderijo,
Só há que esperar as senhoras,
Antes do tempo e da sorte,
Vultos da noite interior,
As donas da vida:
A velhice e a morte.

(Antologia de Poesias - livro publicado em 2002, editora Degaspari, vários autores)

sábado, 6 de abril de 2013

ENCONTRO LITERÁRIO - 05 DE ABRIL DE 2013




Dando continuidade ao projeto desenvolvido pela escola "A literatura regional no contexto escolar", organizamos um Encontro Literário entre autores e seus leitores (e possíveis futuros leitores), o qual foi realizado no dia 05 de abril, (não por acaso, mas em homenagem ao dia em que Marabá completava seus 100 anos de emancipação), o local escolhido foi a Biblioteca Municipal da Velha Marabá, Praça São Félix. Foi uma manhã completamente diferente, regada a poemas, músicas e conversas sobre literatura.
Tivemos como participantes alguns escritores, como: Airton Sousa, Abílio Pacheco, Vânia Ribeiro de Andrade, Francisca Cerqueira e Marquinhos Leal. Alunos estiveram presentes também, prestando suas homenagens. Professores, parceiros e outros convidados marcaram presença, se deliciando ao som das palavras do universo literário.
Os nossos alunos aproveitaram para entrevistar o convidado especial da manhã, Abílio Pacheco, pois o mesmo não reside em Marabá neste momento e aqui só vem para compartilhar de seus saberes, suas obras, sua grande paixão que é a literatura.
Houve o lançamento do livro "Ao marulhar do Tocantins", de organização de Abílio Pacheco com a participação deoutros escritores locais, como Francisca Cerqueira e Valdinar Monteiro.
Agradecemos a presença de todos! realmente foi um grande dia!